top of page
Edson Carvalho.jpeg

O CERAMISTA DO RECÔNCAVO

Meu nome é Silvana Lima, tenho 61 anos, sou negra, com a pele parda, tenho cabelos castanhos, curtos e crespos. Tenho estatura mediana e uso óculos de grau. Sou fotógrafa, associada ao ClickBahia Fotoclube e desempenho a atividade de conselheira fiscal.

A fotografia “O Ceramista do Recôncavo” é de um homem sem camisa vestindo shorts vermelhos, está de pé em um forno elevado feito de argila . Ele está segurando com as duas mãos um vaso cerâmico grande e cônico, que será colocado neste forno para o processo de queima. À sua frente está uma estrutura em forma de cúpula coberta com várias peças e cacos escuros e queimados, ambos de cerâmica. A fumaça, levemente azulada, está subindo da estrutura, indicando a atividade de queima de algumas peças no interior do forno. O cenário é interno, com um telhado feito de vigas de madeira e chapas de metal corrugado. O fundo mostra itens de cerâmica adicionais empilhados no lado direito.

Esta foto já foi aceita em concursos de fotografia e atualmente está exposta , na versão preto e branco, no Festival Amparo em Foco , na cidade de Amparo- São Paulo.

Gosto muito dessa imagem pois ela representa a tradição que persiste na cidade de Maragogipinho-Bahia onde existem várias olarias, com ceramistas de várias idades desenvolvendo e compartilhando esse conhecimento ancestral, apesar das dificuldades de patrocínio para perpetuar essa bela arte.

Silvana Lima

Conselheira Fiscal

Sócia-fundadora: 29/03/2024

Silvana Lima, soteropolitana, servidora pública estadual aposentada da Sefaz/BA, 61 anos, encontra na fotografia uma forma de expressar sentimentos e traduzir as emoções através da luz, das cores e das sombras. Desde 2017, quando iniciou sua jornada fotográfica, dedica-se ao registro de paisagens, cenas urbanas, retratos, arquitetura e manifestações culturais, sempre buscando a poesia nos detalhes e o aprendizado contínuo.

Seu primeiro contato com a fotografia foi em curso promovido 2017. A partir desse período dedica-se ao estudo participando de treinamentos de Desenvolvimento do Olhar e narrativas visuais com vários profissionais renomados.

Participa de várias exposições coletivas em Salvador e outros Estados e tem obtido aceitações, menções honrosas e premiações em vários concursos nacionais e internacionais, como bienais, salões e festivais de fotografia.

Premiada em concursos com medalha de bronze, prata e ouro, o que considera importante para continuar se dedicando a essa arte visual tão necessária, contemplativa nos dias de hoje, como forma de relaxar, aprender sempre e mostrar resultados mais consistentes na linguagem fotográfica.

Silvana Lima
Wathsapp
bottom of page